HABILIDADES DA BNCC
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.
(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).
(EF05LP08) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
SUBSTANTIVOS
Substantivo é uma classe de palavras que nomeiam pessoas, lugares, objetos, animais, sentimentos, ideias, entre outros elementos. É uma das classes mais importantes na língua portuguesa e é utilizada em praticamente todas as frases que falamos ou escrevemos.
Existem diversos tipos de substantivos, mas os mais comuns são:
Substantivos simples: são aqueles que possuem apenas uma palavra, sem nenhuma modificação ou acréscimo. Exemplos: casa, livro, cachorro, mesa, árvore, computador.
Substantivos comuns: são aqueles que designam seres de uma mesma espécie ou tipo, sem individualização. Exemplos: carro, casa, cidade, país, menino, cachorro.
Substantivos próprios: são aqueles que se referem a um ser específico, individualizado e único, ou seja, são nomes próprios de pessoas, lugares, empresas, marcas, etc. Exemplos: Brasil, São Paulo, Coca-Cola, João, Ana, Maria.
ATIVIDADES
1. Identifique os substantivos nas seguintes frases:
a) A menina pulou corda na rua. Menina, corda, rua.
b) O cachorro latiu para o carteiro. Cachorro, carteiro.
c) Minha mãe preparou um bolo delicioso para o meu aniversário. Mãe, bolo, aniversário.
d) Os pássaros cantam na árvore. Pássaros, árvore.
e) A escola fica perto da minha casa. Escola, casa.
2. Leia o seguinte texto e identifique os substantivos encontrados:
O DOMINGO DE JOÃO
O João acordou cedo na manhã de domingo. Ele se levantou da cama e foi até a cozinha, onde sua mãe preparava um café da manhã especial. João adorava domingo, pois era o dia em que ele e sua família se reuniam para almoçar juntos e conversar sobre a semana que passou.
Depois do café da manhã, João foi jogar futebol com seus amigos no parque. Eles se divertiram muito e jogaram até a tarde. Quando João voltou para casa, sua mãe já tinha preparado um delicioso jantar para toda a família.
João estava cansado, mas feliz por ter passado um dia tão especial com as pessoas que ele amava.
João, manhã, domingo, cama, cozinha, café da manhã, família, almoço, semana, amigos, parque, tarde, casa, jantar, pessoas.
3. Leia as frases abaixo e identifique os substantivos simples presentes:
a) O menino jogou a bola para o cachorro. Menino, bola, cachorro.
b) Minha mãe preparou um bolo delicioso para o meu aniversário. Mãe, bolo, aniversário.
c) Na sala de aula, o professor escreveu o texto no quadro. Sala de aula, professor, texto, quadro.
d) Meu irmão ganhou um skate de presente de aniversário. Irmão, skate, presente, aniversário.
e) A primavera é a estação mais florida do ano. Primavera, estação.
4. Leia o texto abaixo e identifique os substantivos comuns presentes. Em seguida, escreva-os em seu caderno.
Amanhã é dia de aula. O João acorda cedo, toma café da manhã e se prepara para ir à escola. Ele pega sua mochila, que está cheia de livros, cadernos e lápis. Na escola, ele vai para a sala de aula, onde encontra seus amigos e sua professora. Durante a aula, eles aprendem sobre a história do Brasil e fazem exercícios de matemática. Depois da aula, o João volta para casa feliz com tudo o que aprendeu.
Amanhã, aula, João, café da manhã, escola, mochila, livros, cadernos, lápis, sala de aula, amigos, professora, aula, Brasil, exercícios, matemática, casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário