quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Plano de Aula: Fábula "O Leão e o Ratinho" para o 5º ano do Ensino Fundamental

HABILIDADES DA BNCC

Língua Portuguesa

- (EF15LP01) - Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
- (EF15LP02) - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
- (EF35LP29) - Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
- (EF15LP16) - Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.


Objetivos:
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio da análise da fábula "O Leão e o Ratinho".
- Explorar conceitos matemáticos relacionados à trama da fábula.
- Estimular o pensamento crítico e a empatia.

Recursos:
- Cópias da fábula "O Leão e o Ratinho" para cada aluno.
- Quadro branco e marcadores.
- Papel e lápis para atividades escritas e desenhos.
- Materiais para atividades artísticas (opcional).

Duração:
- Duas aulas de 45 a 50 minutos cada.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos):
   - Apresentar a fábula "O Leão e o Ratinho".
   - Iniciar uma discussão sobre fábulas, destacando características desse gênero literário.

2. Leitura e Compreensão (15 minutos):
   - Realizar a leitura coletiva da fábula.
   - Identificar elementos da narrativa (personagens, cenário, enredo).
   - Destacar os valores morais presentes na história.

3. Atividade de Leitura (15 minutos):
   - Distribuir cópias da fábula.
   - Propor questões de compreensão para os alunos responderem individualmente.
   - Discutir as respostas em grupo.

4. Atividade Escrita (20 minutos):
   - Pedir aos alunos que escrevam um parágrafo recontando a fábula, destacando as lições aprendidas.
   - Incentivar a aplicação de vocabulário adequado e coerência na escrita.

5. Expressão Artística (15 minutos - opcional):
   - Propor uma atividade artística relacionada à fábula, como desenhos representando cenas importantes ou uma dramatização simples.
   - Compartilhar as produções artísticas com a turma.

6. Conclusão (10 minutos):
   - Revisar as lições aprendidas.
   - Refletir sobre a importância dos valores morais na vida cotidiana.
   - Fazer uma breve discussão sobre a relação entre os personagens e a reciprocidade.

Avaliação:
- Observar a participação dos alunos nas discussões.
- Avaliar a compreensão da fábula por meio das respostas escritas.
- Avaliar a criatividade e expressão artística nas atividades opcionais.

O LEÃO E O RATINHO

Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.

- Segue em paz, ratinho; não tenhas medo de teu rei.

Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.

Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.

- Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir.

Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.
Monteiro Lobato. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1973

GLOSSÁRIO

estacou: parou de repente.
urrou: gritou, berrou.
deslindar-se: soltar-se, desembaraçar-se.
arrancos: movimentos inesperados e bruscos (feitos de uma só vez).

ATIVIDADES

1. O leão, ao encontrar o ratinho entre suas patas, não fez mal nenhum a ele. Isso ocorreu porque
(A) o leão estava cansado.
(B) o leão não gostava de ratos.
(C) o leão tinha medo do ratinho.
(D) o leão queria assustar o ratinho.

2. O ratinho decide roer as cordas da rede em que o leão está preso por que
(A) era grato pela ajuda do leão.
(B) estava com muita fome.
(C) queria pregar uma peça no leão.
(D) queria se vingar do leão.

3. Qual é a principal lição que podemos aprender com a fábula?
(A) A importância de ser corajoso.
(B) Que os ratos são mais espertos que os leões.
(C) A reciprocidade e a importância das pequenas ações.
(D) Que devemos sempre desconfiar dos outros.

4. A reação do ratinho quando o leão caiu na rede, foi 
(A) ficar indiferente.
(B) fugir com medo.
(C) pedir ajuda de outros.
(D) rir do leão.

5. O que significa a expressão "Amor com amor se paga" na fábula?
(A) É importante amar e retribuir amor para todos os animais.
(B) As ações positivas podem ser retribuídas de maneira positiva.
(C) Nunca confie em ninguém, apenas no amor dos animais.
(D) Amor não tem importância, exceto o amor dos animais.

6. Avalie as seguintes afirmativas sobre a fábula "O Leão e o Ratinho" como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
A. (   ) O leão fez mal ao ratinho quando o encontrou pela primeira vez.
B. (   ) O plano dos ratos para colocar um sino no pescoço do gato foi bem-sucedido.
C. (   ) O ratinho ficou com medo do leão quando o viu preso na rede.
D. (   ) O leão não quis assustar o ratinho ao encontrá-lo.
E. (   ) O velho rato questionou quem prenderia o sino no pescoço do gato.
F. (   ) A fábula destaca a importância da vingança como resposta às ações negativas.

7. Identifique o conflito central presente na fábula "O Leão e o Ratinho":
(A) O leão estava com fome e queria comer o ratinho.
(B) O ratinho estava com medo do leão e tentava fugir.
(C) O leão caiu em uma rede e precisava de ajuda para se libertar.
(D) O ratinho queria vingar-se do leão por tê-lo encontrado.

Explore o conteúdo completo com gabarito e faça o download editável agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRAMÁTICA: ENCONTRO VOCÁLICO

Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma mesma sílaba. Exemplos: v ia gens , estaç ão , p ai sagens... Os encontros voc...