sábado, 16 de dezembro de 2023

GÊNERO DO DISCURSO: CONTO.

PLANO DE AULA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
GÊNERO DO DISCURSO: CONTO.


Habilidades da BNCC

Caso a sua cidade ou estado tenha desenvolvido um Currículo baseado na BNCC, você poderá encontrá-los, a partir das habilidades da Base Nacional.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas e autores.
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.








CRIAÇÃO DO MUNDO
Adaptado por Augusto Pessôa
(EF15LP15) - (EF35LP21)

No princípio dos tempos os índios não conheciam a Terra. Viviam dentro das rochas. Eram felizes e tinham vida eterna. Eles só morriam quando ficavam cansados de viver.

Um dia, eles decidiram que era hora de sair e conhecer o mundo. Foram todos saindo dos furos. Só um deles não conseguiu sair porque estava gordinho.

Na Terra era uma escuridão sem fim. Os índios corriam para todos os lados conhecendo o mundo. Comeram frutas que eles não conheciam.

Certo dia, um jovem rapaz, teve uma ideia, decidiu fingir-se de morto. Alguns urubus, procurando por alimento, começaram a achar que o rapaz estava morto e outros diziam que não.

Para acabar com essa dúvida foi chamado o urubu-rei que era o mais sábio de todos. O grande pássaro de bico vermelho veio voando, pelo céu, se aproximou e pousou na barriga do índio. Mas o rapaz, que só fingia que estava morto, agarrou com força as pernas do urubu. O pássaro de bico vermelho esperneou, debateu-se, mas não conseguiu se libertar. E o rapaz falou:

- Quero o mais belo dos enfeites!

E o urubu-rei trouxe as estrelas no céu que piscavam sem parar. Os enfeites eram belos, mas o mundo continuava escuro. E o rapaz pediu mais:

- Quero outro enfeite!

O urubu-rei trouxe a lua com sua luz prateada. Mas a Terra continuava escura. E o rapaz pediu ainda mais:

- Ainda está tudo escuro! Quero outro enfeite! Quero um enfeite mais brilhante!

Então o urubu-rei trouxe o sol que encheu de luz e calor toda a floresta.

O rapaz ficou satisfeito e a grande ave ensinou ao índio qual era a utilidade de cada uma das coisas.

Feliz da vida, o rapaz libertou o sábio pássaro.

O urubu-rei já voava alto e só então o índio lembrou-se de perguntar qual o segredo da juventude eterna. Lá do alto, a ave disse o segredo. Mas voava tão alto, que quase ninguém ouviu o segredo. Só quem ouviu foram as árvores e os animais. E por não ter ouvido o segredo, até hoje todos os homens envelhecem e morrem.

PESSÔA, Augusto. Lenda da criação do mundo. Disponível em: <https://www.augustopessoa.com/contos-indgenas>. Acesso em 24 jan. 2022. (Adaptado).

COMPREENSÃO DO TEXTO

1. Você acha que esta é uma história real? Explique.

2. Os indígenas brasileiros criavam histórias para explicar a origem das coisas. Esta história explica a origem de quê?
(A) de todas as espécies de animais.
(B) do mundo e do universo.
(C) do mar e animais marinhos.

3. Qual foi o primeiro enfeite que o urubu-rei deu ao índio?

5. Qual é o título do texto?

6.  Este texto pertence a qual gênero textual?
(A) Bilhete.
(B) Carta.
(C) Conto.
(D) Poesia.

7.  Quantos parágrafos possui o texto?

8. Quem são os personagens do texto?

9. Quais eram as características do urubu-rei?

10.  Quais foram os enfeites que o índio recebeu do pássaro?



Explore o conteúdo completo com gabarito e faça o download editável agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRAMÁTICA: ENCONTRO VOCÁLICO

Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma mesma sílaba. Exemplos: v ia gens , estaç ão , p ai sagens... Os encontros voc...