segunda-feira, 10 de junho de 2024

ENTENDENDO AS LINGUAGENS: VERBAL, NÃO-VERBAL E MISTA

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.


(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).


(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.


Existem três tipos diferentes de linguagens que usamos para nos comunicar. Vamos conhecer cada uma delas?


Linguagem Verbal

A linguagem verbal é quando usamos palavras para falar ou escrever. É a forma como conversamos com nossos amigos, lemos livros, escrevemos mensagens e fazemos perguntas. Aqui estão alguns exemplos:

Conversando com seus amigos na escola.


Lendo um livro de histórias.


Linguagem Não-Verbal

A linguagem não-verbal é quando usamos gestos, sinais, desenhos, sons e outras coisas que não são palavras para nos comunicar. Vamos ver alguns exemplos:


Sinais de trânsito:

Uma placa com uma buzina cortada por uma linha vermelha quer dizer "Proibido buzinar".


Gestos:

Acenar para alguém significa "Olá!" ou "Tchau!".


Expressões faciais:

Um sorriso mostra que você está feliz.


Linguagem Mista

A linguagem mista é quando usamos palavras junto com imagens ou gestos para nos comunicar melhor. Isso ajuda a tornar a mensagem mais clara e fácil de entender. Veja alguns exemplos:


Histórias em quadrinhos:

Usam desenhos e balões de fala.


Placas de aviso:

Uma placa com a imagem de uma caveira e a palavra "PERIGO".


ATIVIDADES


1. Agora, vamos ver se você consegue identificar os tipos de linguagem nos exemplos a seguir:


a) Uma placa com a imagem de uma bicicleta cruzada por uma linha vermelha.

_________________________________________________________________


b) Um cartaz com a palavra "CUIDADO" e a imagem de um cachorro bravo.

_________________________________________________________________


c) Lendo uma história em um livro.

_________________________________________________________________


2. De acordo com o texto, os textos não verbais podem ser exemplificados por:

(A) Esculturas, imagens, contos, charges e placas. 

(B) Fotografias, bulas de remédio, tirinhas, crônicas e placas.

(C) Pinturas, esculturas, imagens, computador e celular. 

(D) Pinturas, fotos, esculturas, imagens, charges e placas.


3. Algumas das características da linguagem verbal é 

(A) a comunicação entre as pessoas, através da fala e gestos.

(B) a expressão dos sentimentos através da arte.

(C) a transmissão de uma mensagem sem usar palavras.

(D) o uso das cores e dos sinais de trânsito.


4. Qual dos seguintes exemplos é uma forma de linguagem mista?

(A) Um livro de histórias infantis.

(B) Um sinal de trânsito com uma mão levantada, sem texto.

(C) Um cartaz de filme com imagens dos personagens e o título do filme.

(D) Uma conversa telefônica entre amigos.


5. A linguagem não-verbal pode ser exemplificada por

(A) artigos de jornal e revistas.
(B) contos e poemas.
(C) diálogos e discursos.

(D) placas de trânsito e mímicas.


6. Qual das opções a seguir NÃO é um exemplo de linguagem verbal?

(A) Um bilhete escrito para um amigo.

(B) Um e-mail para um professor.

(C)  Uma foto de um pôr do sol.

(D) Uma palestra na escola.


7. Quando usamos a linguagem mista, estamos combinando:

(A) Gestos e expressões faciais.

(B) Imagens e sons.

(C) Palavras e imagens.

(D) Palavras e sons.


8. Qual das alternativas a seguir melhor descreve a linguagem não-verbal?

(A) Assistir a um filme com legendas.

(B) Escrever uma carta para um amigo.

(C) Fazer um desenho para expressar sentimentos.
(D) Ler um livro em voz alta.


9. Leia a tirinha a seguir.

atividade linguagem verbal e não verbal



Segundo a tirinha, Calvin desligou o telefone porque

(A)  as pessoas demoram a dar recados.

(B) não gosta de atender ligações.

(C) não gosta de escrever mensagens dos outros.

(D) o telefone é muito barulhento.

 

10. Qual quadrinho revela ao leitor o que Calvin decidiu fazer para não ser mais incomodado?

(A) 1º quadrinho.

(B) 2º quadrinho.

(C) 3º quadrinho.

(D) 4º quadrinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GRAMÁTICA: ENCONTRO VOCÁLICO

Encontro vocálico é o encontro de duas ou mais vogais em uma mesma sílaba. Exemplos: v ia gens , estaç ão , p ai sagens... Os encontros voc...